Atendimento Online de Segunda a Sexta das 09h às 18h30

Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

A história do esporte está marcada com a trajetória de mulheres que batalharam para mudar os paradigmas de seu tempo e ganhar espaço nas competições. Foram essas mulheres que deram voz a luta por igualdade e que servem até hoje como inspiração para a causa.

 

Separamos a história de 4 mulheres que foram pioneiras nos principais esportes americanos para dar uma dose extra de inspiração para você!

 

Katie Sowers - Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

Foto: Jose Fajardo/Bay Area News Group

Katie Sowers

 

Katie Sowers foi a primeira treinadora mulher a chegar ao Super Bowl na história da NFL e a segunda mulher a fazer parte de uma comissão da liga.

 

“Ser a primeira é algo histórico. Sempre terá que ter uma primeira para fazer uma mudança, mas o mais importante, eu continuo a dizer, é garantirmos que eu não seja a última” – Katie Sowers

 

Treinadora do San Francisco 49ers, sua trajetória vai muito além da sua carreira atual: Katie jogou futebol americano na WFA (Women’s Football Alliance), uma das principais ligas de futebol americano feminino dos EUA. Além disso, foi convocada em 2013 para a seleção americana para representar o pais na IFAF Women’s World Championship, onde ganhou o primeiro lugar com seu time.

 

Katie se aposentou do esporte em 2016 devido a uma lesão e no mesmo ano entrou na comissão técnica do Atlanta Falcons num cargo temporário, onde conheceu Kyle Shanahan (atual treinador do San Francisco 49ers) e um ano mais tarde foi efetivada no seu time.

 

Katie Sowers - NFL - Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

 

Sua paixão por esportes americanos começou na infância. Ao longo dos anos, Katie foi se aperfeiçoando e quebrando barreiras e tabus dentro da NFL: Além de ser a primeira treinadora mulher a chegar ao Super Bowl, ela é também a primeira pessoa abertamente gay na equipe técnica a disputar o final da liga.

 

“Há muitas pessoas que se identificam como LGBT na NFL, como em qualquer outro ramo, mas não se sentem confortáveis sobre sua orientação sexual. Quanto mais criarmos um ambiente que acolhe todos os tipos de pessoas, independente de raça, gênero, orientação sexual, religião, mais ajudaremos a aliviar a dor e o fardo que muitos carregam todos os dias” – Katie Sowers

Katie Sowers - San Francisco 49ers - Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

Seu objetivo é trazer mais inclusão para o campeonato e abrir espaço para que outras mulheres possam ocupar cargos técnicos dentro do esporte e da liga. Katie está fazendo história e vai deixar seu legado por um longo tempo.

 

“Não importa o que você faça na vida, uma das coisas mais importantes é ser fiel a quem você é” – Katie Sowers


 

Lady Isobel Stanley - Mulheres que fizeram historia nos esportes americanos

Foto: Library and Archives Canada

Lady Isobel Stanley

 

Lady Isobel Stanley foi uma das pioneiras no Hockey feminino e a responsável por popularizar o esporte entre as mulheres. Além disso, foi uma das primeiras mulheres a serem fotografadas utilizando um puck e stick. Uma atitude ousada que representada toda sua paixão pelo hockey!

 

Lady Isobel Stanley - Hockey - Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

Lady Isobel (vestida de branco) foi uma das primeiras mulheres a serem fotografadas utilizando um puck e stick.

 

Seu pai, Lord Stanley, sexto governador Geral do Canadá, foi responsável por transformar um grande gramado em Rideau Hall em uma pista para os jogos de hockey feminino tornando viável a pratica do esporte para as mulheres.

 

Isobel Stanley ainda incentivou seu pai a oferecer como prêmio para o melhor time de hockey do Canadá um troféu de prata, conhecido atualmente como Stanley Cup, a maior premiação da NHL.

 

A paixão de Isobel a tornou pioneira no esporte e abriu portas para outras mulheres. Atualmente o troféu da liga feminina de hockey, a National Women’s Hockey League’s championship, possui o nome de Isobel Cup em sua homenagem.

 

“Esta taça será concedida anualmente ao maior time profissional de hockey feminino da América do norte. Todos que perseguem esta taça, perseguem um sonho; um sonho nascido com Isobel, que nunca morrerá.” – Frase escrita no Isobel Cup

 


 

Denise Long - Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

Foto: Michael Macor, The Chronicle

Denise Long

 

A história de dedicação e devoção ao basquete fez Denise Long ser uma das principais pioneiras na trajetória da modalidade tornando-se a primeira mulher a ser draftada pela NBA.

 

Denise possuía um alto nível de habilidade no basquete e inclusive superou em 1968 o recorde de 100 pontos de Wilt Chamberlain marcando 111 pontos no jogo entre Union-Whitten e Dows, times de high school de Iowa. Não é nem preciso dizer que os campeonatos femininos da região eram mais lotados que os masculinos, recebendo mais de 10 mil pessoas para assistir o basquete de alto nível de Denise.

 

Denise-Long-Mulheres-que-fizeram-historia-nos-esportes-americanos

 

Denise foi a primeira mulher a ser draftada para a NBA, uma liga tradicionalmente masculina, mas não espere encontrar registros oficiais sobre isso. Franklin Miuli, dono na época do San Francisco Warriors (atual Golden State Warriors), não avisou previamente a NBA sobre sua decisão de indicar Denise Long como sua 13° escolha para o draft de 1969. Franklin, acreditando em todo o potencial de Denise, agiu contra as regras da liga que não permitiam draftar mulheres e por isso Walter Kennedy, comissário da NBA, bloqueou a decisão, retirando qualquer registro do draft de Denise.

 

Denise Long - Primeira mulher draftada pela NBA - Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

 

Uma mulher à frente do seu tempo, não teve a oportunidade de jogar no time principal, mesmo assim aproveitou a oportunidade e passou a jogar amistosos que aconteciam antes dos jogos oficiais dando espaço e voz para o basquete feminino. Foi graças as histórias como a de Denise que o esporte se desenvolveu e tornou-se mais popular no país.

 

“Se alguém olhar a minha carreira e pegar um pouco de motivação e confiança no que elas conseguem fazer no basquete, eu acho que é ótimo.” – Denise Long

 


 

Kim NG - Mulheres que fizeram história nos esportes americanos

Foto: Bryce Duffy

Kim NG

 

Kim NG é vice-presidente sênior na MLB (Major League Baseball) e uma das únicas mulheres a ocupar um cargo tão alto na liga de baseball. Não é à toa que foi nomeada em 2015 pela Forbes como uma das mulheres mais influentes nos esportes.

 

Sua carreira dentro da MLB foi de constante quebra de paradigmas: Antes de Kim, nenhuma mulher tinha conseguido alcançar postos tão altos na MLB. Além disso, foi a pessoa mais nova e a primeira mulher a apresentar um salary arbitration case na Major League (1995).  Kim foi bem sucedida e ganhou a causa.

 

“O principal desafio para mulheres nos esportes é realmente ter a oportunidade de mostrar o que elas têm. Em uma indústria dominada pelos homens, pode ser difícil, e nós tendemos a “pescar nos nossos próprios tanques”, então quanto mais oportunidades as mulheres tiverem, mais vamos vê-las ascendendo nos cargos e rankings, e, então, essas oportunidades vão aumentar também” – Kim NG

 

Atualmente Kim NG é responsável pelo desenvolvimento do esporte em nível internacional com ações globais como o evento da Play Ball que apresentou o baseball para mais de 600 crianças no Brasil.

 

Playball Brasil - MLB

Foto divulgação

 

“Meu conselho para jovens mulheres e garotas é que vocês têm que ser absolutamente obstinadas e perseverantes em seus esforços. Haverá ocasiões em que as pessoas vão te dizer “não”, vezes em que vão dizer que você não é capaz, mas você apenas tem que seguir em frente. Você tem que sonhar alto, afinal a minha pergunta é: por que não você?” – Kim NG

 

 

Katie, Isobel, Denise e Kim deixaram suas marcas na história dos esportes americanos e abriram o caminho para que outras mulheres pudessem trilhar este sonho. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas graças ao esforço destas e tantas outras mulheres o esporte está se tornando um ambiente mais justo e igualitário.

 

A transformação começa em você. Inspire-se e torne o esporte um lugar mais inclusivo para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JPW TURISMO

  • Endereço: Rua Guaiaó 66, 16º andar - Aparecida -Santos/SP

  • Tel.: (13) 3222-2952 / 3281 -0100

  • E-mail: atendimento@jpwturismo.com.br

  • Razão Social: J.P.W. Associados Turismo Ltda.
    CNPJ: 01.599.112/0001-73

Inscreva-se na newsletter

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Facebook

© 2020 JPW Turismo. Todos os direitos reservados.